"A comédia dos erros" é provavelmente a primeira peça de Shakespeare, e conta a história de dois irmãos gêmeos, filhos de Emília, mulher de Egeu, que nascem no mesmo dia que outros dois irmãos gêmeos, filhos de um casal de miseráveis.
Egeu acaba comprando os gêmeos pobres do casal para servirem de escravos para seus filhos. Um acidente no mar separa a família, ficando Egeu com um filho e um criado e sua esposa com o outro filho e o outro criado. Eles só se reencontram anos depois naquela cidade, começando assim uma série de encontros e desencontros, que desencadeiam várias confusões entre os habitantes do local e a família dos gêmeos.
Entretanto, A comédia dos erros não deve ser confundida com uma comédia leve. Muito ao gosto de Shakespeare, ainda que em sua estréia como dramaturgo, os diálogos introduzem considerações sobre a condição feminina e sobre a condição servil; há credores e devedores e a honra de cada um; discute-se o lugar do ciúme no casamento; existe uma autoridade política que procura administrar justiça com compaixão; mais importante ainda, há a moderna busca pela identidade própria.
Less